segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Edward Bach e a Cura pelas Flores



 Edward Bach e a Cura pelas Flores

Edward Bach (Moseley, 24 de setembro de 1886 — Brighwell-cum-Sotwell, 27 de novembro de 1936) foi um médico britânico que criou um sistema de cura das emoções à base de flores silvestres.

Antes de desenvolver os seus Remédios Florais, Edward Bach, bacharel em medicina, bacharel em cirurgia, ciências, diplomado em saúde pública, era um bacteriologista e médico homeopata de grande sucesso.  Em 1930, o Dr. Bach, que tinha então 43 anos de idade, renunciou à sua clínica lucrativa de Harley Street, para dedicar os últimos seis anos de sua vida à busca de seu método de tratamento mais simples e natural.

Os Florais de Bach são essências extraídas de flores, com poder de transformar emoções e pensamentos negativos em suas virtudes opostas. Restabelecem o equilíbrio entre mente e corpo, recuperando-nos das dificuldades comuns da vida moderna: desesperança, medos, ansiedade, depressão, estresse, timidez, raiva, tristeza, culpa, ciúme, negativismo, resignação, desânimo, insegurança, preocupação ou indecisão. 

Os Florais de Dr. Bach figuram entre os métodos “sutis” de cura, semelhantes à homeopatia clássica de Samuel Hahnemann, à medicina antroposófica, ou à medicina herbácea. São utilizados mundialmente como uma terapia autônoma ou complementar a outros tratamentos, sendo reconhecidos e recomendados pela Organização Mundial de Saúde desde 1956, pelos seus benefícios comprovados.

Os Florais de Bach estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada.

A filosofia do Dr Bach, que ilumina a terapêutica com os Florais de Bach, é caracterizada pela simplicidade. Vejamos alguns de seus enunciados:

- Nós estamos aqui para realizar o nosso potencial, em harmonia com os ditames de nossas Almas;
- Somos seres únicos e expressar nossa individualidade é parte do propósito da vida;
- Aceitar os próprios padrões negativos e desenvolver virtudes criam bem-estar;
- Se você está verdadeiramente feliz, você está saudável;
- Paz interior é a base (o fundamento) do bem-estar;
- Harmonia pessoal significa alinhar nossa personalidade com nosso Eu Superior;
- Podemos confiar em nossa Voz Interna;
- Estar genuinamente no presente é parte de uma vida saudável;
-Para aqueles que estão doentes, paz mental e harmonia com a Alma é o maior suporte para a recuperação.

Como atuam os Florais de Dr Bach?

Dr. Bach utilizava uma ótima metáfora para descrever a forma como os seus remédios atuam. Segundo ele, os florais, "como uma linda música ou qualquer outra coisa inspiradora que levante nosso astral, fazem emergir nossa verdadeira natureza, e nos aproximam de nossas almas. E tão somente por essa ação, eles nos aportam paz e aliviam nosso sofrimento."

Tal como um lindo pôr de sol ou uma foto nos podem comover e trazer-nos paz, também os florais elevam nossa energia e nos ajudam a ser e viver o melhor de nós mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário